sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pilates no tratamento de artrose

             
 
 
       A Artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta as articulações que suportam peso, como a articulação do quadril e joelho.
       O principal sintoma desta doença é a dor, que inicialmente ocorre apenas durante o movimento articular, mas que também pode progredir para a dor profunda, mesmo em repouso. Assim o indivíduo começa a perder força muscular progressivamente, pois ele tende a poupar o movimento da articulação afetada.
       Além do tratamento médico a fisioterapia tem fundamental importância nesses casos. O alívio da dor é priorizado, no início do quadro, com aparelhos que promovem a analgesia (diminuição da dor) e, posteriormente, com um trabalho de fortalecimento da musculatura que envolve e protege a articulação. Os exercícios de alongamento e fortalecimento, realizados de duas a três vezes por semana, aumentam o trofismo muscular, a flexibilidade e a força gerada pelas fibras musculares trabalhadas. Proporcionam melhora da mobilidade articular e diminuição do impacto que é gerado nas articulações.
        O Pilates é um método muito utilizado na fisioterapia. Os exercícios priorizam o fortalecimento muscular, sem impacto nas articulações – a chamada isometria, ou seja, realiza-se a contração preservando a cartilagem articular. Além disso, todos os exercícios realizados no Pilates são associados a movimentos respiratórios, à coordenação e à concentração, exigindo equilíbrio mental e corporal, respeitando os limites de cada indivíduo.
        


Taise Moraes

2 comentários:

  1. Oii flor! Adorei o novo visual do blog...rrssr! E também gostei das informações do seu texto!
    Que postura, hein?! rsrsr! bjks e muitas bençãos dos céus para vc!

    ResponderExcluir
  2. OI querida
    São dicas valiosas de uma amiga blogueira...rs
    Muitas bençãos pra vc também

    BJoo

    ResponderExcluir